quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Primeiro bundão de 2018

[
"Tudo como dantes no quartel D'Abrantes". Muito apropriado, o provérbio significa que até agora nada mudou. As ruas permanecem sem grandes mobilizações, o inferno que o PT previa no caso de Lula da Silva ser condenado não teve ignição, os brados de ódio e de incitação à violência amainaram, o fanatismo e o sectarismo esfriaram um tantico. Certamente esta é a primeira leitura que se pode fazer desses tempos pós-condenação do ex-presidente. O Brasil não virou de cabeça pra baixo —até porque está de pernas pro ar. E o PT parece que começa a usar um bocadinho de inteligência e a convencer-se da necessidade de pôr o cérebro pra funcionar e projetar um plano B —isto é, ungir um candidato para substituir Lula da Silva na campanha eleitoral de 2018.
Primeiro bundão de 2018
Evidente que o PT esgotará todos os recursos para ter o nome de Lula da Silva inserto nas tais urnas eletrônicas. Mesmo condenado na segunda instância, seu processo poderá ir até a corte suprema. O PT poderá pedir o registro da candidatura a partir de 20 de julho/18, com prazo findo em 15 de agosto. Após aquela data, haverá um prazo de alguns dias para que partido, MP e cidadãos questionem as candidaturas apresentadas. O julgamento pelo TSE pode se estender até 17 de setembro. O PT poderá levar o caso até o STF.
Michel Temer bem que poderia ter sido eleito o primeiro grande bundão de 2018 —por conta dos erros com reforma da previdência e a política em geral (dona Cristiane Brasil que o diga). Mas depois dos 3X0, acho que Lula da Silva deixou todo mundo na dúvida e, como "in dúbio pro reo", melhor livrar a cara do temeroso. E um viva pro Lula da Silva, que ainda desconhece a lei e a ordem da política brasileira, apesar dos anos de estrada.
Luca Maribondo | lucamaribondo@uol.com.br | Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: