quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Preconceito do bem

¬
Hoauiss, o dicionário, define preconceito como "qualquer opinião ou sentimento, quer favorável, quer desfavorável, concebido sem exame crítico ou ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão". E complementa: "atitude, opinião, argumento insensato, não raro de natureza hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância —contra um grupo religioso, nacional ou racial".
Para o dicionário, um dos mais importantes da língua vernácula brasileira, é "o conjunto de tais atitudes, geralmente negativo e hostil, que leva ao julgamento de objetos, opiniões, condutas e pessoas independentemente de suas características objetivas e se exprime ou é gerada por crença estereotipada".
O site Significados (significados.com.br) abona: "preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico". A definição é, digamos, um tanto preconceituosa: "o preconceito é resultado da ignorância das pessoas que se prendem às suas ideias pré-concebidas, desprezando outros pontos de vista, por exemplo. Na maioria dos casos, as atitudes preconceituosas podem ser manifestadas com raiva e hostilidade".
Evidente que o preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, geralmente fruto da ignorância —o preconceito tende a reduzir-se em virtude do maior conhecimento das pessoas. Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito e suas formas mais comuns são o preconceito social, religioso, político, racial e de gênero (sexismo, misoginia, homossexualismo etc.). Nas características comuns a grupos, atitudes preconceituosas são aquelas que partem para o campo da agressividade ou da discriminação, embora preconceito e discriminação sejam coisas diametralmente diferentes.
Ainda segundo o Significados, "o preconceito faz parte do domínio da crença por ter uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio".
Mas todo preconceito é ruim como difundem os politicamente corretos da vida? Certamente que não. François Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo de Voltaire (1694-1778), filósofo e escritor francês, um dos grandes representantes do Movimento Iluminista em França, diz que não. Em seu "Dicionário Filosófico", Voltaire argumenta que "há preconceitos universais, necessários, e que constituem a própria virtude". Por isso, continua ele, "(...) ensina-se às crianças a reconhecer um Deus remunerador e vingador; ensina-se a respeitar, a amar os pais; a considerar o roubo como um crime, a mentira interesseira como um vício, antes que possam imaginar o que é um vício e uma virtude".
Donde se conclui que os preconceitos nem sempre são coisa ruim, mas há aqueles que são muito bons para as relações sociais e políticas —"são aqueles que o juízo ratifica quando se raciocina", observa o filósofo francês. Afirmar que preconceito é sempre ruim é uma grossa bobagem. Até porque não há fé, crença, proselitismo, fanatismo sem que haja algum tipo de preconceito. E.g.: o homem comum não poderia aceitar a existência do Deus único ou os deuses sem que houvesse uma forte dose de preconceito
E há uma outra questão. Pode-se dizer que numa sociedade de cognições abstratas como a nossa quanto à realidade das coisas é um mundo prenhe de preconceitos positivos. Sem estes, não seria possível viver no planeta. Como se poderia aceitar, sem ser um cientista ou teólogo, a rotação da terra em redor do sol, a lei da gravidade, a fé etc.? Os preconceitos positivos dão a oportunidade de definir um mundo mais adequado à frágil vida humana na Terra, em que as forças naturais são esmagadoras para todos.
Dá-se a oportunidade de trabalhar para esclarecer o mais possível todos os mistérios que se ocultam nos seres animados e inanimados que cercam a criação e, com isso, construir este mundo tecnológico dentro do qual abriga-se todas as sociedades humanas e sem o qual não se poderia sobreviver. Não sem o preconceito do bem.

Luca Maribondo | lucamaribondo@uol.com.br | Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: