terça-feira, 29 de agosto de 2017

Curtas & finas 1

¬
Previdência mal gerida
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande anunciou a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades cometidas no Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (Impcg). O Impcg compreende a Funserv, Servimed e Previcamp. Os vereadores irão investigar denúncias de má gestão entre os anos de 2012 a 2017, o que provocou ineficiência financeira da autarquia. O documento que provocou a criação da CPI contém 51 páginas e dezenas de anexos foi elaborado com base em seis meses de trabalho de vereadores, que identificaram uma série de irregularidades no instituto, responsável pela gestão da previdência dos servidores públicos municipais.
Fufuca
Presidindo a Câmara Federal, o deputado maranhense André Fufuca (PP) conduzirá reunião nesta terça, 29 de agosto/17, com os líderes dos partidos para discutir o calendário de votação da reforma política. Foi orientado pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiu interinamente a Presidência da República por conta da viagem de Michel Temer à China, a tentar pautar a votação do projeto —ou o que sobrar dele— ainda nesta semana.
Pra ajudar nas discussões
Um dos meus livrinhos de cabeceira chama-se "A Arte de Ter Razão", de Arthur Schopenhauer. Quer convencer alguém? Ponha o livrinho, que trata de erística, no seu receituário pra enfrentar as discussões com alguns estratagemas dos 38 que Schopenhauer apresenta no texto. Eis cinco que pincei do livro"
Nº 1. Ignore a proposição do seu oponente, destinada a referir-se a alguma coisa em particular. Ao invés disso, compreenda-a num sentido muito diverso, e em seguida refute-a. Ataque algo diferente do que foi dito.
Nº 2. Use significados diferentes das palavras do seu oponente para refutar a argumentação dele. Exemplo: a pessoa diz: "Você não entende os mistérios da filosofia de Kant". A pessoa B replica: "Ah, se é de mistérios que estamos falando, não tenho como participar dessa conversa".
Nº 3. Leve a proposição do seu oponente além dos seus limites naturais; exagere-a. Quanto mais geral a declaração do seu oponente se torna, mais objeções você pode encontrar contra ela.
Nº 4. Use as crenças do seu oponente contra ele. Se o seu oponente recusa-se a aceitar as suas premissas, use as próprias premissas dele em seu favor. Por exemplo, se o seu oponente é membro de uma organização ou seita religiosa a que você não pertence, você pode empregar as opiniões declaradas desse grupo contra o oponente.
Nº 5. Oculte a sua conclusão do seu oponente até o último momento. Semeie suas premissas aqui e ali durante a conversa. Faça com que o seu oponente concorde com elas em nenhuma ordem definida. Por essa rota oblíqua você oculta o seu objetivo até que tenha obtido do oponente todas as admissões necessárias para atingir o seu objetivo.
Por uma cidade mais desumana
Apesar da jactância do prefeitinho Marcos Trad, o trânsito de Campo Grande continua caótico. Um exemplo disso é a rotatória encruzilhada da Via Parque com a Avenida Mato Grosso, inaugurada recentemente com pompa e circunstância. Colocaram na circunferência bem uns dez semáforos para regular e orientar o tráfego no local, mas apenas para os condutores de veículos —ninguém se lembrou dos pedestres, que é quem mais pena com a falta de uma sinalização específica. Nas ruas da cidade existem uns poucos semáforos para pedestres mas apenas uns poucos em operação. Na década de 1970 o então prefeito Marcelo Miranda adotou o lema por uma cidade mais humana; Trad vai na contramão (com as escusas pelo trocadilho): por uma cidade mais desumana.
Transparência
No portal do Supremo Tribunal Federal (STF), quem acessar o menu Transparência poderá ver os gastos com remuneração, passagens e diárias, entre outros itens, dos ministros e servidores da corte. As informações relativas aos salários dos servidores estavam disponíveis no site do STF, mas de forma consolidada e não com a sua destinação esmiuçada, como começou a ser feito agora.
Luca Maribondo | lucamaribondo@uol.com.br | Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: