sábado, 22 de abril de 2017

Mais uma página virada

[
Comemora-se neste sábado, 22 de abril, o 517º aniversário da chegada do comandante militar Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Creditado como descobridor de Pindorama, Cabral foi um fidalgo, navegador e explorador português. Mas a chegada de portugueses pela primeira vez ao Brasil deu-se com Duarte Pacheco Pereira em 1498. Isso, claro, não significa que Pereira tenha sido o real descobridor do Brasil, mas que chegou por estas terras antes do almirante Cabral.
De fato, o que aconteceu foi que, naquele ano do século XV, D. Manuel I, que era então o monarca de Portugal, encarregou Duarte Pereira de uma expedição secreta —de espionagem, dizem—, organizada com o objetivo de reconhecer as zonas situadas para além da linha de demarcação de Tordesilhas, originária do famoso tratado firmado entre castelhanos e lusitanos.
A expedição que, partindo do Arquipélago de Cabo Verde, se acredita teria culminado com o descobrimento (descoberta) do Brasil, em algum ponto da costa entre o Maranhão e o Pará, entre os meses de novembro e dezembro de 1498. Dali, teria seguindo pela costa norte daquelas terras, alcançando a foz do rio Amazonas e a ilha do Marajó.
O Tratado de Tordesilhas, firmado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um acordo celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora do continente europeu. Por proposição contida no tratado, foi criado o Meridiano de Tordesilhas e o acordo dizia que as terras a leste da tal linha imaginária pertenceriam a Portugal e as terras a oeste, à Espanha.
No que diz respeito ao tratado, entretanto, nenhum dos dois países o respeitou na íntegra. Portugal, com o decorrer do tempo, foi invadindo os espaços que se encontravam a oeste da linha imaginária que o acordo estabeleceu, ocupando terras que seriam de Espanha. Os espanhóis não deram muita bola, pois, já tinham muitos outros novos territórios nas Américas recentemente descobertas.
Isso acabou por dar forma gradativamente ao espaço brasileiro tal como é conhecido hoje. Mas, o atual território brasileiro, só ficou definido como o conhecemos hoje após a independência de Portugal, proclamada em 1822. Mas demonstra a preferência pela bandalheira pura e simples. E foi aí que a linha da ética foi transposta pela primeira vez em terras tupiniquins. Depois disso vieram o nepotismo (veja a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei dom Manuel), as sacanagens com os indígenas feitas pelos alienígenas lusos, a mentira da descoberta de Cabral etc. etc. e tal.
Depois de um gigantesco esforço pra apurar as origens das preferências do povo tupiniquim pela bandalheira, que os mais letrados já apuraram há muito, muito tempo, está definido que a corrupção está na índole da história do Brasil desde a sua pré-história. Durante a vigência do Tratado de Tordesilhas, portugueses e castelhanos já tratavam de traírem uns aos outros. Os mais letrados já sabiam disso, pois apuram essa história há longos, longos anos. Todos respiram preocupados, mas parece que não há solução para o problema. E a cada 22 de abril vira-se mais uma página da história tupiniquim.
Luca Maribondo
lucamaribondo@uol.com.br
Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: