quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Você confia em pesquisa eleitoral?

[ 
Conforme mencionei aqui neste espaço faz uns dias, citando o "piadista de plantão" à moda do colega Laureano Secundo, a posição do candidato à Prefeitura de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) desce como um tobogã desgovernado nas pesquisas de opinião. Por conta disso, óbvio, esta semana será infernal durante a campanha eleitoral que culmina em 30 de outubro, domingo, dia da votação.

Não deu outra. Nesta quarta-feira, 26 de outubro/16, a quatro dias da eleição em segundo turno, o jornal "O Estado" estampa em sua manchete principal" "Pesquisa mostra empate técnico entre Rose e Trad", acrescentando que "levantamento com 1.200 eleitores aponta diferença de três pontos percentuais" entre os dois candidatos à prefeitura da cidade.

Apesar de ser (ou exatamente por ser) do ramo, hoje em dia não confio muito em levantamentos eleitorais. Os institutos de pesquisas, com forte amparo da mídia, fizeram de tudo pra acabar com a credibilidade desses levantamentos, que acabaram atingindo seu intento. Hoje, boa parte do eleitorado não tem a menor crença nas pesquisas.

Garante o diário morenopolitano que Rose Modesto tem 32% da preferência do eleitorado na pesquisa espontânea e 35% na estimulada, enquanto que seu adversário tem 34% na espontânea e 38% na estimulada. Ainda de acordo com o jornal, a rejeição de ambos tem números muito próximos: Modesto tem 24%, Trad, 23%.

Fiquei com a impressão que a disputa será renhida até o domingo e que mídia e institutos de pesquisas estão acochambrando suas previsões pra chegar a números bem próximos dos resultados das apurações finais, que devem ser conhecidos ainda no domingo, 30/10.

Penso que alguns dos erros mais bestas nas profecias eleitorais não são devidos a falhas das pesquisas. Acho eu que os institutos de pesquisas usam métodos fundamentalmente científicos, enquanto que o eleitor continua insistindo em votar leigo. Enfim, concluí que uns 97 por cento das pessoas entrevistadas pelos institutos não têm a menor ideia do que estão falando. Não mais confio em pesquisas eleitorais. E você?


Luca Maribondo
Campo Grande | MS | Brasil

Nenhum comentário: